Razões para considerar o uso ou troca do software erp na sua empresa

Quase todos conhecem as qualidades de um sistema de gestão integrada, também conhecido como ERP. Ele consolida os dados da empresa em um único lugar e auxiliam na integração dos processos de todas as áreas. Porém, a cerca de uma década eles só eram realidade nas grandes empresas de ponta. Hoje existem soluções de ERP para todos os tipos de negócio, independentemente do porte ou mercado de atuação. Isto porque os avanços tecnológicos englobam não apenas os ajustes do software para atender a todas estas possibilidades, mas também porque elas ficam cada vez mais acessíveis financeiramente.

Veja a seguir quais são as principais razões para considerar o uso ou troca de um software ERP em sua empresa!

Utilizar um sistema único na empresa para todas as rotinas e para todos os usuários

O ERP tem também a função de unificar e padronizar os processos de trabalho da empresa, já que ele contribui para organizar rotinas e, assim, não se cria a dependência do conhecimento e estilo de trabalho de funcionários específicos. As tarefas podem ser realizadas por qualquer um que for treinado e seguir as orientações dos processos para utilização do software. Além disso, todas as áreas usam o mesmo sistema, o que evita discrepância nos formatos de trabalho, treinamento e até mesmo de relatórios.

Garantir que informações sigilosas sejam acessadas somente por pessoas específicas

Dizer que o ERP promove a integração da empresa não significa dizer que todos os funcionários podem ter acesso a todas as funções, recursos e informações comportadas pelo software. Devido aos níveis de acesso, definidos pelo administrador do sistema, cada usuário possui restrições de execução e visualização. Desta maneira você pode definir que certos funcionários só podem registrar informações, alguns só podem ter acesso a alguns tipos de relatórios, enquanto outros só podem ser vistos por pessoas específicas. Isto garante uma maior segurança das informações de sua empresa.

Começar um novo negócio de forma mais estruturada/organizada

Iniciar um negócio já utilizando um sistema ERP é uma das melhores escolhas que você pode realizar. No início é, de fato, simples lidar com os processos da empresa, principalmente porque o volume de dados ainda é pequeno. Porém, quando a empresa cresce, aumenta também a quantidade de informação, tornando progressivamente mais difícil trabalhar com vários processos – principalmente quando eles não estão integrados.

Quando a empresa já começa a trabalhar com um software ERP, ela já tem seus processos organizados e estruturados desde o começo. Por isso a cultura de trabalho de maneira integrada vai estar no DNA do seu negócio.

A empresa tem boas perspectivas de crescimento?

A empresa não precisa necessariamente ter iniciado suas atividades utilizando um software ERP. Ela pode implementá-lo em um momento posterior, especialmente quando boas perspectivas de crescimento são apontadas.

Crescer é extremamente positivo, mas traz alguns problemas como, especialmente, o aumento do volume de dados e a necessidade de readequação de processos, que se tornam cada vez mais complexos. Um sistema ERP vai ajudar a promover a integração da empresa e tornar mais estruturado este crescimento.

Garantir padronização dos processos e das regras da empresa

Um software ERP garante, ainda, que existam padrões claros em relação aos processos empresariais. Quando cada um realiza o trabalho de uma maneira, por melhores que sejam as intenções, o resultado final não é positivo. Isto porque, com esta falta de padrão, os indicadores deixam de ser confiáveis, já que não se sabe qual a lógica utilizada para definição dos dados inseridos, o que compromete a qualidade do resultado. Com a padronização promovida pelo ERP a empresa ganha em eficiência, produtividade, segurança e confiabilidade das informações.

Centralizar informações dispersas

Quando os dados estão dispersos se perde muito tempo para simplesmente reuni-los e, assim, obter informações valiosas para as decisões empresariais. O problema se agrava quando os dados estão registrados em formatos diferentes, com cada área da empresa seguindo um formato próprio.

Com um sistema ERP toda a informação é registrada e consolidada no mesmo banco de dados de forma integrada, o que propicia a geração de relatórios, gráficos e tabelas de maneira muito mais rápida e precisa. Com isso, em vez de perder tempo consolidando dados, pode-se direcionar os esforços em analisá-los.

Transmitir para seu cliente maior profissionalismo e organização

Além dos benefícios diretos que foram apontados, existe um outro de ordem indireta: a padronização dos processos e a integração entre diferentes setores da empresa que o ERP promove gera uma imagem mais positiva de sua empresa perante os consumidores. Isto se dá por diversos fatores como um atendimento mais ágil ao telefone, informações mais precisas, redução de erros nos documentos enviados ao cliente – boletos de cobrança e nota fiscal eletrônica, por exemplo.

O lado negativo de não se ter ERP se baseia na dificuldade de gerenciar sua empresa. A implementação de um sistema de gestão integrada traz dezenas de benefícios, e sua empresa ganhará em profissionalismo e eficiência. Como vimos, empresas de todos os portes podem – e devem – se beneficiar desta tecnologia, desde o momento de seu nascimento até quando ela já apresenta perspectivas de crescimento agressivo. A certeza é que, com uma boa solução ERP no mercado, você terá mais do que um melhor controle sobre o seu negócio, mas um grande aliado para um diferencial competitivo.

E você, já utiliza um software ERP em seu negócio? O sistema tem atendido a todas as necessidades de sua empresa gerando os benefícios que você acabou de conhecer? Compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários. Podemos ajudá-lo com dicas pontuais para o aumento da eficiência na gestão empresarial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?