Como um software ERP contribui para a redução de custos na empresa

A redução de custos é uma das questões mais críticas dentro de qualquer empresa. Dinheiro economizado é dinheiro ganho, já que ele pode ser investido para o crescimento do negócio e para a busca de novas oportunidades. Muitos recursos são perdidos quando os processos da empresa estão desencontrados e não se comunicam entre eles, problema que pode ser resolvido facilmente com a implementação de um sistema integrado de gestão empresarial, também conhecido como Enterprise Resource Planning (ERP).

Entenda como um software ERP, ao integrar os processos e automatizá-los, ajuda a reduzir os custos de sua empresa:

Gestão integrada das áreas de estoque, compras e vendas

Um dos principais processos otimizados com a implementação de um sistema de ERP está relacionado à gestão integrada do estoque com as áreas de compras e vendas da empresa. Este é um ponto crítico em diversos tipos de negócios, já que o mau gerenciamento do estoque pode gerar grandes desperdícios que passam despercebidos, compras mal planejadas e consequência nas vendas, que acarreta diversos outros problemas à sua empresa, como a insatisfação dos clientes, por exemplo.

Com um software ERP robusto, é possível identificar a sazonalidade da venda de certos produtos ou da utilização de insumos e programar as compras a partir destes dados. Também é possível planejar compras em maior volume, obtendo descontos, e evitar perdas com mercadorias perecíveis. Sabendo como funcionam as tendências de vendas, é possível manter um estoque menor, evitando o desperdício e aumentando, consequentemente, o capital de giro.

A questão da logística também é melhorada com a integração dos processos. Além de reduzir os custos com otimização de rotas e gestão dos fornecedores, por exemplo, a melhoria deste serviço gera uma maior satisfação ao cliente, que sente segurança em comprar mais e indicar a sua empresa para conhecidos.

Identificação de “custos invisíveis”

Um ERP reduz consideravelmente o trabalho manual, o que evita também o retrabalho. Como o software interliga e automatiza processos, ele reduz a necessidade de cálculos manuais, passíveis a erros, propicia o controle de quem executou as tarefas, disponibiliza as informações necessárias a cada área e, desta forma, auxilia na identificação dos chamados “custos invisíveis”, que são aqueles gerados pela necessidade de refazer algo, quando o tempo poderia ser dedicado a uma nova atividade.

Quando, por exemplo, um pedido de vendas é processado por sua área de vendas, o sistema automaticamente gera a nota fiscal e envia as informações para o estoque, que separa o pedido. O setor de logística também é acionado e já começa a preparar todo o processo para a entrega. Além disso, a área de Compras recebe as informações sobre a venda do produto, para saber quando deve realizar uma nova encomenda com o fornecedor, enquanto o Marketing também processa esses dados para entender a sazonalidade da demanda de determinados artigos. Tudo feito de modo rápido e praticamente automático, o que possibilita o ganho de produtividade e, consequentemente, a redução de custos operacionais, bem como de retrabalho.

Melhores análises, decisões mais inteligentes

O exemplo acima, quando se refere ao Marketing, ajuda a ilustrar outra questão importante sobre o ERP, que é a maior tempestividade e confiabilidade das informações. Esqueça o longo tempo perdido para consolidar informações sobre diversos setores e produzir demorados relatórios. O software ERP realiza estes processos de maneira integrada e automática.

Com isso, ganha-se um dos ativos mais importante para qualquer negócio: informação. Com isto é possível realizar análises mais eficientes para tomar decisões mais assertivas. É possível, por exemplo, descobrir tendências de compra dos seus consumidores, processos que estão gerando desperdícios de recursos e novas opções de mercado a explorar Além de reduzir custos, a informação gera novas oportunidades de negócios e crescimento.

A palavra-chave para compreender as melhorias geradas por um software ERP é “integração”. A empresa e seus processos passam a ser tratados de maneira holística, o que traz importantes ganhos.
E você, o que faz para reduzir custos em sua empresa hoje? Já conta com um software ERP? Conte-nos como ele tem colaborado para este ganho de eficiência e economia para os negócios!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?