Em um cenário de ampla competitividade, a busca pela eficiência na gestão empresarial deve ser contínua. Para isso, contudo, é necessário o máximo de assertividade nas decisões tomadas. Nesse sentido, nada é mais eficiente do que a análise de dados, afinal, eles são as únicas fontes realmente confiáveis sobre o seu negócio.
Mas… Como avaliar se a sua empresa está no caminho certo? Como saber onde é preciso direcionar esforços e até mesmo investimentos para as melhorias contínuas de produtos, serviços e processos empresariais? A resposta para isso está nos indicadores de resultados! Entenda por que definir e acompanhá-los é tão importante:
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”
Esta máxima da gestão empresarial, proferida de formas diferentes por autores diversos, aponta uma questão de extrema relevância para os negócios: o gerenciamento eficiente. Afinal, como você poderá tomar decisões assertivas sobre o caminho a seguir em sua empresa sem o conhecimento da situação atual do negócio, bem como das perspectivas dele no mercado?
Para ter uma maior assertividade em suas decisões e evitar equívocos prejudiciais à sua empresa, é indispensável que você acompanhe o maior volume de dados possíveis. Com o cruzamento adequado deles, é possível verificar os indicadores de gestão predefinidos para acompanhar e mensurar o desempenho do seu negócio, bem com os resultados das decisões anteriormente tomadas – o que permite otimizações pontuais na estratégia da empresa.
Mais conhecimento e controle sobre a realidade de sua empresa
Com a definição e mensuração de indicadores de resultados, você ganhará mais conhecimento e controle sobre a realidade de sua empresa. Isso porque as informações geradas, por meio do cruzamento de dados, trazem informações sistêmicas sobre a situação atual de seu negócio, tanto internamente quanto perante o mercado. Com isso, é possível não apenas identificar e definir uma vantagem competitiva baseada no conhecimento adquirido com a análise, mas também ter um maior controle sobre como a sua empresa está em relação às metas preestabelecidas, a produtividade de seus colaboradores, a participação dela no mercado e até mesmo um comparativo entre o que foi planejado e o que, de fato, foi realizado.
Aprendizado sobre o negócio, clientes e mercado
Quando você baseia a gestão de sua empresa em indicadores de resultados, é possível aprender mais sobre o seu negócio, seus clientes e o seu mercado de atuação. Isso porque esta ferramenta indicará claramente os gargalos em seus processos, como tem ocorrido os fluxos de trabalho, o que precisa ser otimizado e até mesmo possibilidades de novos mercados e negócios.
Propicia a quebra de paradigmas
Em alguns casos, é possível que uma grande ideia não seja colocada em prática por falta de validação da sua efetividade para o negócio. Nesse sentido, os indicadores de resultado auxiliam na quebra de paradigmas internos, propiciando argumentos comprovados e validados por meio de números reais sobre a empresa para as mudanças propostas.
Vale lembrar que o acompanhamento de indicadores de resultados de forma eficiente apenas será possível com o apoio da tecnologia. Afinal, lidar com um grande volume de dados por meio de planilhas exige mais esforço, tempo e, consequentemente, investimento. Por isso, automatizar o processo através de um software robusto, com grandes opções de relatórios gerenciais e que permita a automação dessas análises é, sem dúvidas, um grande diferencial para o sucesso de seu negócio.
E você, já utiliza os indicadores de resultados para aumentar a eficiência de gestão em sua empresa?
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