Já sabemos que, nos últimos anos, os smartphones e tablets vêm sendo adotados pelas pessoas e empresas nos quatro cantos do mundo.
Desde o momento em que saímos da cama até a hora de voltar pra casa, lá estão os dispositivos móveis: sempre ao nosso lado, garantindo acesso permanente à web para nos mantermos conectados.
Porém, mesmo com seu uso extremamente difundido nos mais variados ambientes, alguns profissionais ainda não utilizam os smartphones e tablets em todo seu potencial quando o assunto é eficiência de gestão. Saiba como esses dispositivos podem ajudar no acesso às informações relacionadas ao seu negócio propiciando mais estratégia, bem como a tomadas de decisões ágeis e assertivas onde quer que você esteja:
Maior facilidade de gestão
Quando uma empresa possui um sistema de gestão empresarial que pode ser acessado a partir de dispositivos móveis, seus gestores ganham uma ferramenta para o acompanhamento de informações sobre o negócio e suas operações a qualquer momento.
A geração de relatórios ou a consulta de dados em tempo real sobre clientes, mercado e processos ajudam os profissionais a terem insights valiosos sobre a empresa enquanto estão em trânsito ou distantes da sede.
Projetos mais eficientes
Os proprietários e gestores de empresas orientadas a projetos também podem usar smartphones e tablets para acessar informações sobre o andamento das tarefas e até mesmo aprovar e reprovar requisições da equipe.
Com isso, evita-se que fases importantes do trabalho fiquem em atraso em função da ausência de um gestor, aumentando o desempenho das atividades.
Potencializando vendas
Quando os executivos de uma empresa estão em reunião de negócios com clientes e parceiros, o uso de smartphones e tablets também tem várias utilidades.
A mais óbvia é o uso de apresentações mais dinâmicas para produtos e serviços. Mas os dispositivos mobile também ajudam os gestores a acessar informações sobre a empresa de forma mais rápida, tornando o processo de negociação mais ágil e evitando que o cliente perca o interesse em uma proposta pela falta de dados mais precisos.
De olho na equipe
Empreendedores e gestores que estão sempre em trânsito também podem usar seus smartphones e tablets para controlar o desempenho da equipe mesmo que não estejam no escritório.
A criação de listas de tarefas e o acompanhamento de status ajuda o gestor a prosseguir em suas atividades fora da empresa, sabendo que bastam alguns cliques para conferir como a equipe está conduzindo suas iniciativas mais estratégicas, mesmo a distância.
Gestão de despesas
Uma das atribuições mais inconvenientes para qualquer executivo fora do escritório é a discriminação ou aprovação de despesas.
Alguns softwares disponíveis, que permitem o acesso a relatórios de despesas através de smartphones e tablets, ajudam esses profissionais a inserirem informações de forma rápida e automatizada ou mesmo aprová-las a distância, evitando que tarefas prioritárias fiquem paradas.
Comunicação constante
Os dispositivos móveis também são ferramentas poderosas para conectar as pessoas onde quer que elas estejam por meio de ferramentas como vídeo e audioconferências.
Com eles, é possível fazer reuniões rápidas com a equipe no escritório para levantar informações que não estejam disponíveis em sistemas e documentos informatizados, fazendo com que os gestores ganhem tempo enquanto se deslocam.
Os empreendedores que sabem aproveitar as vantagens que a tecnologia oferece para o negócio já saem alguns passos na frente nas disputas cada vez mais acirradas no mercado.
E você? Já adotou os dispositivos mobile em sua rotina de trabalho? Como faz para acessar informações e tomar decisões mesmo a distância? Compartilhe sua experiência e dúvidas através dos comentários! Elas podem ser assunto para um próximo encontro em nosso blog.
Artigo Relacionado:
Invista em tecnologia: Por que você deve adotar esta prática na sua empresa?