Entendendo mais sobre fluxo de caixa e a importância ao seu negócio

A saúde financeira do seu negócio está diretamente ligada à organização, controle e gestão das contas a pagar e a receber. Esta relação deve ser acompanhada de perto, garantindo que o dinheiro que entra seja superior ao que sai de sua empresa. Vale ressaltar que o mal gerenciamento destes fluxos financeiros pode ocasionar grandes danos ao negócio, que inclui desde gastos desnecessários até mesmo a falência da empresa.

Neste contexto, o uso de ferramentas de gestão, bem como a definição de processos para a avaliação das finanças e direcionamento dos investimentos auxilia consideravelmente para a eficiência e segurança do trabalho desenvolvido. Entenda mais sobre o fluxo de caixa e a importância dele para o seu negócio:

O que é o fluxo de caixa

O fluxo de caixa consiste em uma ferramenta para o acompanhamento das finanças do seu negócio. Ele informa sobre as movimentações realizadas dia a dia, gerando informações relevantes sobre o saldo em caixa. Para isto, leva em consideração a movimentação detalhada dos pagamentos efetuados no período, bem como as quantias recebidas na data de análise.

A importância deste instrumento de controle para o seu negócio

A falta de controle das finanças leva o empresário a tomar decisões equivocadas sobre o seu negócio. Isto porque ele não possui uma visão sistêmica da situação real, que deve contemplar exclusivamente o que entrou e saiu do caixa, não o que se esperava receber. Neste contexto, o fluxo de caixa se mostra um excelente instrumento de controle, uma vez que ele propicia detalhadamente os valores movimentados em determinado período, apontando o saldo concreto disponível.

O Sebrae aponta os erros financeiros, incluindo a falta ou a má gestão, como um dos principais motivos para o fechamento de empresas, principalmente nas que estão em seus primeiros anos de vida. Por isso, contar com ferramentas apropriadas que geram informações precisas para a tomada de decisão torna-se fundamental.

O que é possível analisar com a gestão do fluxo de caixa

Com uma análise efetiva a partir da boa gestão do fluxo de caixa é possível identificar diversos fatores decisivos para o negócio. Dentre eles podemos citar:

  • As áreas ou atividades do negócio que gastaram mais;
  • Gastos além do previsto; Motivos de o orçamento ter excedido;
  • Se realmente havia a necessidade de realizar determinados gastos;
  • Onde os investimentos estão direcionados;
  • O momento apropriado para investir em expansão;
  • Taxas de inadimplência;
  • Inadimplentes clientes;
  • A lucratividade do negócio, dentre outros.

 

Projeção de fluxo de caixa: entenda por que é imprescindível

A projeção de fluxo de caixa consiste na estimativa de saldo do seu negócio. Ele leva em consideração, inclusive, as vendas a prazo, o que auxilia na identificação de modelos de pagamento que apresentam ineficiência em seu processo de cobrança. O recomendado é que você o realize trimestralmente, mas que tenha também uma visualização no longo prazo.

Apesar de ser possível controlar e projetar através de planilha, este trabalho pode se tornar moroso a depender do volume de dados gerados por sua empresa, o que eleva os custos de operação. Além disso, o processo não assegura que você terá no tempo necessário estas informações atualizadas ou mesmo a segurança dos dados ali inserido, já que o processo é completamente manual – o que amplia os riscos de falha.

Desta forma, o indicado é que você realize esta operação através de um sistema de gestão integrada, também conhecido como ERP. Ao levar o processo para um software, o ganho de eficiência é considerável. Além disso, a integração permite a geração de relatórios com o cruzamento diverso de dados, que facilita a tomada de decisões, o que propicia uma maior assertividade delas. Por isso, se você ainda não conta com a tecnologia para auxiliar na gestão financeira do seu negócio, é hora de colocar o investimento atual “na ponta do lápis” e analisar o como optar por esta mudança pode trazer benefícios para a sua empresa como um todo.

E você, já utiliza o fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio? Como é realizado este controle atualmente?

Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários e aproveite para assinar a nossa newsletter e receber dicas importantes sobre gestão financeira!

 

Artigos relacionados:

– Como controlar custos na empresa de forma efetiva.

– 4 erros mais comuns de gestao cometidos pelas empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?