Bons produtos, serviços de qualidade e preços competitivos já não são os únicos fatores para o sucesso das vendas em sua empresa. A competição no mercado está acirrada e os consumidores cada vez mais exigentes. Por isto, você também precisa concentrar seus esforços em metodologias avançadas e na preparação do seu time de vendas. Isso porque, quando bem treinados e alinhados a um processo comercial bem definido, os vendedores serão capazes de esclarecer dúvidas e ter o controle total sobre todas as ações comerciais.
Neste quesito, um software de gestão integrada, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) tem muito a contribuir para o planejamento e o aumento das vendas. Veja os principais pontos.
1. Integrando áreas e otimizando processos internos de vendas
Com o auxílio de um software ERP você terá todas as áreas envolvidas no processo de vendas integradas, o que gera ganho de eficiência no atendimento e reflete, inclusive, um menor tempo previsto para entregas. Isto porque, ao enviar um pedido de venda, o comercial se assegura que o estoque foi acionado para dar início ao processo de logística de entregas, assim como a área de compras é notificada em relação a baixa de produtos no estoque, o que contribui para a identificação de necessidade de reposição através do acompanhamento de relatórios atualizados em tempo real. Ao mesmo tempo, a própria área de vendas é beneficiada, já que tem acesso à quantidade real de cada produto em estoque não comprometendo a imagem da empresa com negociações de itens em falta. Desta forma, todo o processo é otimizado, reduzindo custos e tempo de operação.
2. Aumento da satisfação do cliente
Ao passo que a sua empresa consegue, através da otimização de processos, atender os clientes de forma mais eficiente e entregar os itens adquiridos com mais agilidade, consegue-se também conquistar a confiança deles. Isto fomenta a fidelização, que gera novas vendas, bem como indicações de futuros consumidores que fazem parte da rede de contatos dos seus atuais.
3. Melhor gestão do estoque, evitando rupturas nas vendas
A integração entre as áreas e a automação do processo de vendas como um todo assegura uma melhor gestão do estoque de sua empresa, que fornecerá aos vendedores uma posição real dos produtos estocados, evitando rupturas.
Isto, por sua vez, traz benefícios diversos para o seu negócio. Afinal, estes profissionais se certificarão de que a entrega será feita ou o serviço cumprido no prazo. Por outro lado, isto também garante a satisfação do cliente, que não corre o risco de fechar um pedido de produtos indisponíveis. Desta forma você assegura que ele não procurará pela concorrência, ampliando a possibilidade de fidelizá-los e, consequentemente, de que eles comprem mais e até mesmo indiquem a sua empresa como fornecedor de confiança.
4. Maior poder de barganha com fornecedores
Um maior volume de vendas significa também um aumento nas compras. Com apoio dos relatórios fornecidos pelos sistemas de gestão integrada (ERP), seus compradores têm uma maior poder de barganha junto aos fornecedores, garantindo melhores negociações. Desta forma você garante menores preços em relação a concorrência e, assim, margens maiores de ganho.
5. Antecipação de demandas através da análise de relatórios
Com o auxílio de um software ERP você tem acesso a relatórios de gestão que propiciam uma maior conhecimento sobre as necessidades e desejos de compra de seus clientes através dos pedidos efetivados. Além de conhecer melhor o seu cliente, é possível conhecer a curva de tendência de compras, antecipando demandas e aproveitando melhor as oportunidades.
6. Facilidade ao acesso de informações importantes para a venda
O ERP permite a inserção de um grande volume de informações sobre os produtos ou serviços comercializados. Desta forma, durante um processo de vendas, é possível munir seus vendedores com todos os dados sobre o seu mix de produtos detalhadamente, contribuindo para que ele tenha prontas respostas no ato de negociação. Isto assegura, inclusive, a veracidade das informações transmitidas, o que amplia a credibilidade da sua empresa perante o consumidor. Para empresas que possuem um catálogo de produtos extenso ou com alto grau de dificuldade, o ERP torna-se indispensável para assegurar ao vendedor um apoio nas negociações.
7. Mobilidade para negociações oportunas
Considere estar em negociação no escritório de um cliente, fechar o pedido e, no mesmo momento, enviar a ordem às áreas responsáveis pela logística de entrega ao cliente. Isto é possível! Basta contar com um sistema ERP, que possibilite o acesso às informações de qualquer lugar com acesso à internet. Desta forma, é possível consultar opções, informações e disponibilidade de produtos durante o momento de interesse do cliente, o que propicia o fechamento dos negócios em tempo real, antes mesmo de dar tempo de o cliente desistir da compra.
Estes são apenas alguns dos benefícios do ERP para o aumento das vendas na sua empresa. Contudo, são mais do que suficientes para justificar a necessidade de um sistema de gestão integrada de qualidade em seu negócio.
E você, já possui um software ERP em sua empresa? Ele oferece todos estes recursos, funcionalidades e benefícios para apoiar o crescimento dos negócios? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco. Podemos ajudá-lo!