Os 4 erros mais comuns de gestão cometidos pelas empresas

Na tentativa de acertar e angariar bons frutos aos negócios, muitas empresas cometem erros simples na gestão, porém com consequências que geram resultados insatisfatórios e que prejudicam a estratégia empresarial de forma considerável. Em muitos casos, isto ocorre devido a falta de experiência em determinada questão ou mesmo falta de conhecimento. Diante a este fato, reunimos os quatro erros mais comuns de gestão cometidos pelas empresas identificados ao longo de nossa atuação. Confira quais são, evite-os em seu negócio e garanta uma maior assertividade nas decisões e, consequentemente, para o seu negócio!

1. Utilização excessiva de planilhas para controles

Um dos grandes erros das empresas consiste em utilizar planilhas em excesso na tentativa de uma gestão mais eficiente. Contudo, por mais dinâmicas e inteligentes que elas sejam, você nunca poderá contar com uma grande precisão nos dados. Isso porque os resultados individuais delas nem sempre são atualizados em tempo real, já que dependem da alimentação de dados de forma manual em diversas áreas diferentes na empresa, o que pode criar uma margem equivocada para a tomada de decisões. Além disso, também não é possível restringir o uso delas conforme nível hierárquico com facilidade, visto as restrições da ferramenta, ou mesmo identificar os responsáveis pela inserção de informações equivocadas que podem ter ocasionado definições prejudiciais ao negócio.

2. Tomar decisões sem informações precisas para embasá-las

É comum a muitos empresários, diretores e até mesmo gerentes tomarem decisões embasadas pela intuição, na crença de que sua experiência de mercado são suficientes para levar a empresa na direção certa. Este se torna, então, um dos grandes equívocos para a gestão empresarial. Nada é mais eficiente para a tomada de decisão do que os dados coletados no seu dia a dia. Com as devidas análises, a sua empresa ganha informações de extrema relevância não apenas para ampliar as vendas, mas também para identificar gargalos nos processos e necessidades de melhorias.

3. Não ter objetivos e metas claras para atingi-los

Toda empresa precisa vender para obter um lucro sustentável. Contudo, o grande erro nesta missão é não ter um objetivo claramente definido. Com isso, os demais colaboradores não entendem o propósito do trabalho deles e consideram qualquer resultado positivo. Isso porque eles não possuem conhecimento sobre a situação global da empresa e, por isso, não sabem como agir ou o que precisam fazer. Além disso, a falta de definição de metas, ou mesmo a definição de números irreais, acabam por prejudicar o ganho de eficiência. Para contornar este erro, é fundamental ter definição do objetivo empresarial compartilhado com todos, bem como as metas. Nesta questão também é importante levar em consideração o histórico da empresa para traçar uma trajetória de crescimento compatível com a realidade do mercado e do negócio em questão.

4. Ignorar a necessidade de um sistema de gestão integrado para o ganho de eficiência

Muitas empresas acreditam que o custo de um sistema de gestão integrado, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Management), é consideravelmente alto para o seu negócio. A questão central é que os empreendedores não visualizam que o ganho de eficiência e de conhecimento gerado com estes sistemas são, na verdade, fatores primordiais para a redução de custos. Hoje, existem diversas opções de software no mercado, desenvolvidos para atender demandas de cada negócio e até mesmo as obrigatoriedades fiscais exigidas– o que contribui na prevenção de consequências muito maiores, como o pagamento de multas por não conformidades. Por isso, é preciso pensar neste recurso como um investimento, não como um custo!

 

Você conferiu neste post apenas quatro erros mais comuns de gestão cometidos pelas empresas. Sabemos que existem diversos outros, de acordo com as necessidades e processos de cada negócio. Por isso, é fundamental estar atento a cada especificidade e ações tomadas para evitar que eles ocorram.

Tem algum problema na gestão de sua empresa e não sabe como resolvê-lo? Compartilhe-os conosco através dos comentários! Temos uma equipe de profissionais prontos para auxiliá-los a encontrar a solução ERP ideal para o seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?