Entenda os benefícios da integração do ERP e do e-commerce

O e-commerce revolucionou a forma de comércio, sendo realidade para boa parte da população hoje em dia. No post de hoje falaremos a respeito de uma ferramenta fantástica para o empreendedor desta área: o ERP integrado. Muitos gestores conhecem o sistema, mas não utilizam de forma integrada ao seu site de comércio eletrônico, simplesmente por ignorarem esta possibilidade. Mas imagine receber todas as informações do seu negócio sem a necessidade de nenhuma interação humana? Este é apenas um dos benefícios que um sistema de ERP integrado ao e-commerce proporciona. Acompanhe o post e saiba mais!

Otimiza o auto atendimento para o cliente

A disponibilidade de dados em tempo real do sistema ERP integrado ao site permite que os clientes recebam informações instantâneas sobre a quantidade de produtos disponíveis, status do pedido, rastreamento de sua compra, e várias outras opções. Isso ajuda na redução dos seus custos operacionais e melhora a experiência do cliente com a sua loja virtual.

Reduz os custos com inventários

Todas as informações a respeito das vendas são disponibilizadas imediatamente no sistema ERP. A ferramenta também é atualizada com base nas transações realizadas. Portanto, com este recurso o gestor do e-commerce economiza tempo e dinheiro ao não mais precisar ficar analisando estoques, e tendo o seu trabalho de planejamento logístico sensivelmente facilitado.

Geração de relatórios financeiros

Várias plataformas de e-commerce são capazes de gerar relatórios financeiros. Mas trabalhar com um ERP integrado lhe proporciona a utilização de recursos que vão muito além desse. O sistema ERP possui a capacidade de realizar o balanço, demonstrar o custo por aquisição, realizar o balancete, demonstrar o fluxo de caixa, etc. Além da questão organizacional, o ERP integrado permite que o seu empreendimento trabalhe com transparência quanto as informações financeiras diante de todos os envolvidos.

Aumento da produtividade interna

Isso se dá porque o ERP integrado simplifica vários processos dentro do negócio, além de reduzir o envolvimento de recursos humanos. Os pedidos de vendas são integrados ao sistema de ERP em tempo real, desta forma, as únicas preocupações da parte de Back-Office do site são com a questão logística e com a disponibilização de informações ao cliente. Isso faz com que o ciclo de delegações e cumprimento de ordens seja bastante reduzido.

Reduz consideravelmente os erros humanos

Com a integração, os detalhes referentes ao cliente, ordens de pagamento e o envio de informações ao comprador, são integrados ao sistema ERP, e da mesma o inventário é automaticamente atualizado. Sendo assim, essa integração elimina a necessidade de redigitar dados. Com a não necessidade de alimentar planilhas com informações referentes à rotina do empreendimento, a possibilidade de erros é bem menor.

Aumento da satisfação do cliente

Com a facilidade de obter informações atualizadas do produto, detalhes de disponibilidade de estoque, detalhes do rastreamento do pedido, entre outros, o nível de satisfação aumenta bastante, o que reduz problemas operacionais para o negócio.

Melhor controle do seu negócio

A integração de e-commerce e ERP proporciona aos empreendedores mais controle dos processos do seu site, facilitando a tomada de decisões a respeito do planejamento financeiro, do direcionamento das próximas campanhas e diversas outras questões administrativas, o que coloca o negócio em vantagem competitiva.

Esperamos que o post tenha sido útil. Trabalhar com as ferramentas certas e acompanhar as tendências do mercado no que diz respeito à tecnologia, é o que faz toda a diferença entre os melhores sites de e-commerce.

E no seu empreendimento? Já é utilizado o sistema de ERP integrado? Aproveite os comentários e compartilhe conosco as suas dúvidas e opiniões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?