Como automação de cobranças pode ajudar nos recebimentos da sua empresa

Não é nenhum segredo que as ferramentas de automação de cobranças vêm invadindo o mercado e, em vários setores, passaram de mero diferencial para um item de primeira necessidade. Isso ocorre porque a tecnologia é comprovadamente eficiente para reduzir tanto a inadimplência, como os custos administrativos relacionados ao recebimento dos referidos pagamentos.

Do ponto de vista do cliente, a automação também é extremamente bem recebida, já que diminui a burocracia e a necessidade de contato constante com o fornecedor. Veremos ao longo deste artigo diversas formas em que a automação de pagamentos pode ajudar nos recebimentos de seu negócio. Confira a seguir!

Envio de boletos por e-mail

Enviar boletos por e-mail elimina por completo a possibilidade de extravio do documento, o que, evidentemente, atrasaria o pagamento. O cliente pode solicitar o boleto e conferir na mesma hora se ele chegou e, caso não tenha chegado, pode solicitar novo boleto. Além disso, sua empresa pode transferir o custo de impressão do boleto para o cliente, desonerando os clientes que optaram por outra forma de pagamento, diminuindo o preço final do produto ou, até mesmo, aumentando os lucros da empresa.

O papel do SMS na cobrança

O SMS é uma excelente forma de comunicação! Por mais que os aplicativos modernos como Whatsapp e Viber sejam mais chamativos, apenas as mensagens SMS são verdadeiramente universais. Assim, o gestor pode programar o software para disparar mensagens automáticas para lembrar ao cliente do vencimento de sua conta, mensalidade ou parcela. Outra opção seria enviar mensagens automáticas para clientes inadimplentes, oferecendo, por exemplo, condições especiais para que ele possa quitar suas dívidas.

Cobrança por PDF

O arquivo no formato PDF tem uma série de características que o tornam ideal para a emissão de boletos de pagamento. Em primeiro lugar, estamos falando de um documento que pode ser bloqueado contra eventuais modificações acidentais. Em seguida, o PDF é especialmente útil porque pode ser visualizado da mesma forma independentemente do sistema operacional ou do aparelho, sem corrermos o risco de enviarmos boletos que serão desconfigurados ou desformatados quando abertos pelo cliente.

Gerenciamento on-line de boletos

A grande vantagem da automação de cobranças é a centralização de todas as ferramentas de pagamento em um único software com uma interface intuitiva e fácil de usar. A ideia é que a empresa possa ter total controle sobre como deseja automatizar seus recebimentos em cada situação específica, livre para testar estratégias novas e colocar em prática aquelas com as quais obtiveram os melhores resultados.

Por fim, não podemos perder de vista que a adoção de sistema de gestão integrada (ERP) não exclui a necessidade de implementação de ferramentas de automação de pagamentos. As grandes empresas já se deram conta desta realidade. Isso ocorre porque o ERP é uma plataforma integradora de diferentes processos e seu objetivo maior, portanto, é fazer de tudo um pouco. Assim, se reduzir a inadimplência e controlar os recebimentos são atividades importantes para a sua empresa, é bem provável que você precise voltar a sua atenção para a automação de cobranças.

E você, já considerou investir em uma plataforma gerenciadora de pagamentos? Acesse nosso site para conhecer mais sobre nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?