O que analisar no momento de contratar durante a crise?

Em momentos de crise, o processo de contratação se torna ainda mais importante, exatamente pelos altos custos que podem vir de falhas na escolha de novos profissionais. Na verdade, há muitas despesas envolvidas, desde a definição do perfil, divulgação da vaga, triagem dos currículos, entrevistas com os candidatos, até chegar às perdas financeiras, com o pagamento de salários e encargos obrigatórios, benefícios e indenizações legais. E é preciso considerar também outros prejuízos, como baixa produtividade, retrabalhos, falta de qualidade e atrasos nas entregas.

Dessa forma, fica clara a necessidade de aprimorar todo o processo de seleção através de práticas reconhecidas e de recrutadores preparados, a fim de assegurar a eficácia das escolhas. Contratar durante a crise exige a adoção de medidas que garantam colaboradores adequados, capacitados e engajados aos valores e cultura da empresa. Saiba quais atitudes devem ser tomadas nesses momentos delicados lendo nosso post!

Como contratar durante a crise

Um momento de crise exige que todas as etapas de uma contratação sejam feitas com atenção e precisão.
Confira:

Definição detalhada do perfil
Antes de iniciar o processo de seleção, é necessário elaborar um perfil detalhado do profissional a ser contratado. É fundamental elencar os conhecimentos técnicos exigidos e as competências comportamentais que favorecerão a realização das atividades diárias.

Padronização do processo de recrutamento e seleção
É preciso padronizar o processo de seleção através de profissionais ou consultorias especializadas. A utilização de recursos para identificação do perfil profissional do candidato, além da aplicação de testes, dinâmicas e entrevistas estruturadas, são medidas que asseguram a escolha certa.

Divulgação da vaga em canais adequados
A divulgação das vagas também merece atenção. É importante contar com uma estratégia para que sejam usados canais apropriados, a fim de aumentar as chances de atrair bons currículos. Hoje existem sites específicos para busca de profissionais de determinadas áreas de atuação, bem como redes sociais dedicadas ao tema.

Envolvimento dos colaboradores
Também é válido pedir indicações para os próprios colaboradores. Essa iniciativa colabora para a construção de uma relação de confiança entre a empresa e seus profissionais.

As competências mais importantes em momentos de crise
Algumas competências são especialmente interessantes para as empresas, pois refletem um perfil profissional maduro e engajado, capaz de agregar valor para a equipe, além de trabalhar duro para o sucesso do negócio. Essas competências são:

Colaboração
É a habilidade de trabalhar em conjunto, em prol de objetivos comuns, explorando fortemente o conceito de complementaridade. Além disso, é também a capacidade de construir relacionamentos produtivos e saudáveis.

Poder de comunicação
O poder de comunicação interpessoal é uma competência essencial, que envolve o potencial de expressão escrita e verbal, além de aspectos como negociação, persuasão e argumentação, bastante exigidos no mundo corporativo.

Proatividade
Uma competência requisitada por todas as empresas e áreas de atuação. Basicamente reflete a disposição para fazer, agir, de forma ordenada. Também envolve energia, entusiasmo e determinação.

Atitude positiva
Atitude positiva é fundamental, principalmente em tempos de crise, inclusive para melhorar o clima organizacional. É a capacidade de manter a automotivação e o otimismo, atuando de maneira segura na resolução dos problemas.

Potencial criativo
A criatividade é outra competência muito importante para qualquer empresa, e por isso é necessário atrair e reter profissionais com esse talento. Está relacionada a análise crítica, observação, curiosidade, e a uma visão mais ampla do negócio e das oportunidades.

Postura profissional e compromisso
Postura e compromisso também são aspectos que devem ser avaliados nos processos seletivos. Nesse conjunto estão o equilíbrio emocional, maturidade, discrição, credibilidade e engajamento.

Visão generalista
É considerada uma habilidade relevante, pois indica um profissional capaz de integrar várias informações, compreender o cenário onde a empresa está inserida. Totalmente necessária a cargos de gestão.

Liderança
A busca por novas lideranças deve ser constante em qualquer empresa, pois líderes são peças-chave para o desenvolvimento de equipes de alta performance e, consequentemente, para bons resultados. Assim, devem ser identificados e preparados para ocasiões futuras.

Já está preparado para contratar bons funcionários para sua empresa, ainda que durante a crise? Curta a nossa página no Facebook para receber outras dicas tão importantes quanto essas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?