Defina qual o objetivo para, então, estabelecer os indicadores
Antes de definir os indicadores de resultados que precisam ser monitorados por sua empresa, é preciso definir qual o objetivo de cada um deles, ou seja, o que você precisa saber – e essa necessidade está diretamente ligada às metas do seu negócio. Se forem formulados adequadamente, cada um de seus objetivos é mensurável. Chegou a hora, então, de definir quais índices são capazes de devolver os dados que permitirão essa mensuração.
Entenda na prática
Suponhamos uma loja que realiza entregas nas casa de seus consumidores por meio dos correios. Um de seus objetivos é reduzir o número de devoluções. Nesse caso, você precisa acompanhar a quantidade de produtos que são devolvidos por período, monitorando se houve crescimento ou queda desse índice conforme as ações desenvolvidas para solucionar a questão.
Logo, o indicador de resultado que você precisa monitorar é a porcentagem de peças devolvidas por período. Além disso, outros indicadores relacionados, como o índice de satisfação dos clientes com o produto ou o número de produtos com defeito de fabricação que chegam ao consumidor final podem dar pistas a respeito do motivo para que o índice de devolução tenha oscilado. Isso é conhecimento gerado para melhoria nos produtos, serviços e processos, o que consequentemente aumentará os resultados positivos dos negócios.
Note que cada área da empresa (financeiro, recursos humanos, vendas, expedição) terá seus indicadores específicos, já que possuem objetivos próprios, com características particulares de sua área de atuação.
Definindo indicadores
Após a realização do exercício de definir o que você precisa saber e o que precisa medir, é preciso analisar se os indicadores encontrados realmente são efetivos para monitorar os resultados de sua empresa. Para decidir pela adoção ou descarte de um indicador, um pequeno roteiro de perguntas pode ajudar:
- O indicador consegue medir o resultado?
- O indicador consegue indicar, em tempo hábil, quando se operou alguma mudança?
- O indicador me fornece informações suficientes para tomar decisões?
- Os dados do indicador provêm de fontes confiáveis?
- Tenho acesso regular aos dados desse indicador, ou recursos para adquiri-los?
- Toda a equipe consegue compreender facilmente a informação gerada pelo indicador?
Se você responder “sim” a todas as perguntas em relação ao indicador definido, use-o. Se não for o caso, descarte-o.
Os indicadores que serão utilizados pela sua empresa para mensurar o sucesso do negócio estão intimamente ligados aos objetivos e metas da organização. Ao compreender o que você precisa saber e quais os dados precisa para medir estes resultados, a definição dos indicadores será fácil de identificar.
E você, ainda tem alguma dúvida sobre como definir os indicadores para o seu negócio? Aproveite os comentários abaixo para esclarecê-las!
Artigo relacionado: Por que ter indicadores de resultados e importante?