Como aumentar as vendas em sua empresa e bater metas

As metas de vendas deixam qualquer empresário apreensivo durante todo o ano. Afinal, é o cumprimento delas que garante o faturamento necessário para que a empresa continue crescendo, consiga arcar com todas as despesas, bem como alcance a lucratividade esperada.

Porém, atingr os objetivos traçados para as vendas no planejamento estratégico empresarial é uma tarefa que pode se tornar um pouco mais fácil quando os gestores decidem usar a tecnologia, os processos e a informação a seu favor.

Descubra formas simples de aumentar as vendas em sua empresa e bater as metas definidas.

Mapeie seus clientes e avalie possibilidades de upsell e crossell

Atrair novos clientes é fundamental para qualquer negócio, mas manter os atuais, além de ser mais barato, é uma grande possibilidade para aumentar as vendas. Para isso, realize uma análise do comportamento de compras de seus clientes, o que eles já adquiriram em sua empresa e as possibilidades de upselling (aumentar as vendas do mesmo produto/serviço ou versões mais atualizadas para um mesmo cliente) ou crosseling (vender múltiplos produtos ou serviços a um mesmo cliente). Ao conhecer estes hábitos de consumo, você terá embasamento para argumentações válidas para convencer seus clientes a efetivarem uma nova negociação.

Incentive os vendedores de sua empresa

Não é por acaso que as grandes empresas do mercado, além de trabalharem com comissionamento, elas premiam seus melhores representantes comerciais com bonificações monetárias ou mesmo presentes mais expressivos. Estas políticas geram competições sadias entre os vendedores, que se sentirão mais motivados a não apenas bater as metas, mas superá-las aumentando as vendas.

Por isso, ofereça comissões e premiações para os profissionais que cuidam das relações comerciais em sua empresa. Contudo, para isto, é preciso estipular metas e desafios possíveis, conforme a realidade do seu mercado e infraestrutura de sua empresa. Dessa forma, seus vendedores se sentirão mais envolvidos no desafio de vender mais, contribuindo com todo esforço e dedicação.

Gerencie os processos internos

Para conseguir aumentar as vendas em sua empresa, outra dica útil é investir em um software robusto de gestão empresarial, também conhecido como ERP. Ele permite que você gerencie a sua empresa de forma integrada, alinhando todos os processos internos: desde o planejamento até a entrega final.

No contexto das vendas, este sistema informatizado auxilia o gestor no acompanhamento da performance da equipe em tempo real, através de relatórios específicos para os indicadores necessários para auxiliar no desenvolvimento de planos de ação e até mesmo na tomada de decisão mais certeira, como o volume de clientes ativos, as margens brutas e individuais por vendedor, produtos ou serviços mais solicitados, dentre outros.

Com estas informações em mãos você garantirá o aumento da produtividade da equipe, estratégias mais assertivas e, consequentemente, o aumento da satisfação dos atuais clientes, o que contribui para indicações que alavanquem as vendas ainda mais!

Ouça mais os seus clientes para encontrar oportunidades de negócio

As conversas com os clientes auxiliam os empresários a identificarem oportunidades de melhoria nos negócios e aumento das vendas. Afinal, é o consumidor quem melhor sabe se os produtos e serviços da sua empresa estão atendendo a uma necessidade de forma completa ou parcial.

Por isso, faça questão de escutar com atenção os comentários de seus clientes, sejam eles neutros, positivos ou negativos. Se necessário, invista em meios formais para isso, como pesquisas de marketing, por exemplo. Mas nunca se esqueça de dar atenção aos clientes em todos os pontos de contatos pessoais ou virtuais.

Ofereça amostras, demonstrações, versões trial

Uma excelente forma de aumentar as vendas é fazer com que o cliente vivencie uma experiência de compra ou utilização de um de seus produtos ou serviços. Isso servirá como um processo de validação para transformar potenciais clientes em fieis consumidores.

As empresas que trabalham com serviços também podem aproveitar essa vantagem, oferecendo períodos gratuitos para utilização, seja de forma completa ou parcial. Isso pode proporcionar insights valiosos para os clientes e até mesmo ajudar a empresa a melhorar a solução por meio do feedback deles.

Solicite indicações de seus clientes atuais

Pedir indicações é uma excelente maneira de conseguir novos contatos e aumentar vendas. Fique atendo ao nível de satisfação dos seus clientes e solicite a eles que apresente você ou sua empresa às pessoas conhecidas.

No livro Buzz Marketing, Marian Salzman revela que fechamento de vendas originadas de indicação chega a ser 65% maior se comparado a outras origens. Em serviços, 80% das pessoas pedem referências de empresas ou profissionais antes de contratar.

Algum concorrente sempre quer tomar a fatia que sua empresa detém no mercado. No entanto, um pouco de esforço e dedicação, aumenta-se as chances de que você defenda seu território e ainda descubra novas formas de oferecer valor para os clientes em potencial.

E você, como vem trabalhando para aumentar as vendas? Compartilhe suas experiências através dos comentários!

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