O que você precisa controlar para ter mais lucro?

Uma empresa lucrativa não se faz apenas por um bom número de vendas. É sabido pelos comerciantes de produtos e serviços que o sucesso de um empreendimento é algo sazonal, tendo seus picos de vendas e suas épocas de crise.

Mas saiba que o lucro pode ser algo constante em seu negócio, requerendo um trabalho pesado de acompanhamento de vários fatores que podem fazer toda a diferença na saúde financeira do empreendimento. Isso permitirá que você tome sempre as melhores decisões para fugir do vermelho.

Onde ter mais atenção para uma administração eficaz? Confira nosso post na íntegra e fique mais perto de um constante saldo positivo!

Fazer um ótimo fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa é algo essencial se você quer tornar o seu negócio mais lucrativo. São muitas as perdas provenientes da falta de atenção dos gestores, provocando, muitas vezes, um “sumiço” do capital da empresa de forma “inexplicável”.

Dessa forma, cada saída como compra de material de escritório, pagamentos de prestadores de serviço, retirada de pró-labore ou contas de consumo deve ser registrada em um fluxo de caixa bem feito. Outra dica valiosa é trabalhar com as previsões dentro de números realistas de ganhos, em um prazo máximo de três meses, o que evita, por exemplo, que cheques sem fundo sejam contabilizados como ativos.

Evitar mercadoria parada e prejuízos no estoque

Lembre-se que um estoque bem controlado proporciona um giro de mercadorias eficiente. O ideal é que você faça um estudo a respeito de quais oferecem mais saída, além de saber qual é o tempo médio de armazenamento de cada item em seu estoque.

Isso permite que os abastecimentos realizados pelos fornecedores sejam feitos de forma eficiente. Essa eficiência se dá em relação ao tempo de estocagem dos produtos, que passa a ser menor, evitando a perda de validade destes.

Outro aspecto importante da organização de estoques é a maneira que você dispõe suas mercadorias no depósito, que devem ser devidamente identificadas e em espaços adequados para cada tipo e tamanho. Isso evita que se misturem e que se percam no armazenamento.

Controle de inventário

Muito cuidado com o controle de inventário de entrada e de saída de mercadorias. A falta de atenção com a conferência, com as planilhas e com os sistemas são as principais fontes de perdas no armazenamento.

Garantir a precificação correta dos produtos

Dar preço aos seus produtos ou serviços não é apenas uma questão de acompanhar o ritmo da concorrência. Esta precificação deverá levar em conta a realidade do seu negócio, assim como a margem de lucro desejada.

Além dos concorrentes, diversos fatores como o valor da mercadoria, os impostos e tributos envolvidos, os custos de armazenamento e de manuseio deverão ser minuciosamente estudados. Isso para que os seus produtos tenham um preço final aplicado de maneira correta e para que você analise se a margem de lucro de cada produto foi calculada de forma correta, aumentando a sua participação no mercado.

Ficar de olho em todos os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho dão sinais de onde o negócio está perdendo dinheiro e precisa ser ajustado (o que não é medido não pode ser gerenciado). Um dos principais aliados do lucro é a definição de indicadores da maneira correta, assim como a constante medição destes. Ao se estabelecer indicadores específicos para o seu negócio e realizar o constante acompanhamento destes ao longo de determinado período, as decisões a respeito das estratégias a serem tomadas em prol da lucratividade passam a ser mais assertivas.

Ter um padrão de controle de qualidade do atendimento

Ao se ter o controle sobre como o cliente é atendido em relação à disposição dos produtos e serviços oferecidos, assim como a respeito da forma que os colaboradores envolvidos na satisfação dos compradores e potenciais clientes se portam, é algo que traz diferenciais em relação aos seus concorrentes. Contribuindo também para o aumento do lucro, mesmo que investimentos sejam necessários para a otimização deste fator.

Ainda tem dúvidas sobre como ser mais eficaz no acompanhamento e no controle dos fatores diversos que podem proporcionar lucro para o seu negócio? Aproveite os comentários abaixo e converse com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?