Como garantir informações seguras em tempo hábil?

O tempo em que as organizações perdiam dias e às vezes até semanas inteiras para elaborar sua estratégia para o próximo ano parece estar com os dias contados. Para tomar decisões realmente efetivas e oportunas em mercados cada vez mais dinâmicos, as empresas estão sempre em busca de soluções que as permitam levantar e analisar informações de forma mais ágil e precisa, a qualquer momento.

Quando usado em todo seu potencial, um sistema de gestão integrada (ERP) é uma das ferramentas que pode fazer com que uma organização vislumbre novas oportunidades de negócio ou identifique necessidades de mudanças em suas operações antes de seus concorrentes.

Saiba como garantir informações mais precisas e de forma ágil com um software ERP:

Captura de informações

Um ERP pode ser integrado a diferentes fontes de dados internas ou externas à organização para alimentar setores e funcionários com informações cruciais para o negócio. Ao fazer isso, diminui-se o tempo necessário para obter informações que apoiam o processo decisório.

Integrando sistemas

Qualquer empresa precisa lidar com dados e informações provenientes de diferentes áreas como financeira, estoque, vendas, atendimento ao cliente, dentre outras.

Para empresas que utilizam sistemas isolados ou planilhas, o tempo necessário para transmitir informações de uma área para outra e consolidá-las em análises relevantes é grande.Com um ERP, no entanto, as informações estão sempre disponíveis em um só sistema, o que diminui o tempo necessário para sua coleta e análise.

Diminuindo erros

Quando diferentes ferramentas de controle são mantidas dentro de uma empresa, as chances de surgimento de erros são grandes.

Já a adoção de um sistema de gestão único permite o preenchimento das informações no próprio software e o uso de fluxos de validação, o que garante um controle bem mais colaborativo e preciso dos dados.

Processos sem papel

O uso de um ERP também faz com que as informações essenciais para o processo decisório de uma empresa sejam todas armazenadas digitalmente. Com isso, ganha-se tempo durante a inserção e tratamento dos dados, além de serem reduzidas as chances de erros em processos que exigem a inserção de dados ou validações manuais.

Elaboração de relatórios

A unificação de todos os dados da empresa em um só sistema também permite a geração de relatórios que levam em conta os projetos e processos da empresa, favorecendo análises mais abrangentes sobre o negócio de forma muito mais ágil.

Isso evita que sua equipe só seja capaz de analisar a verdadeira situação da empresa em balanços ou relatórios trimestrais, semestrais ou anuais, ajudando na tomada de decisões estratégicas praticamente em tempo real.

Otimizando fornecedores

Algumas empresas são capazes de levar a utilização de seus ERPs a um patamar ainda mais alto, integrando-os a sistemas similares de seus fornecedores.

Isso permite que a organização atualize informações sobre a capacidade de entrega de cada parceiro em tempo real, ajudando os compradores a tomarem decisões que levem em conta o desempenho de cada um deles no passado recente.

E você, acredita que um ERP pode realmente garantir informações seguras e em tempo hábil para o seu negócio? Como esta necessidade tem sido atendida hoje em sua empresa? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Artigo relacionado: Por que planilhas não são 100% eficientes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?