4 erros mais comuns na implantação de um ERP

Os erros na implantação de um software ERP são mais comuns do que você imagina. Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, empresa especializada em estudos sobre o mercado de Tecnologia da Informação (TI), os fracassos giram em torno de 20% dos processos realizados. Não é para menos! Um sistema de gestão integrada robusto exige preparação e dedicação dos envolvidos para obter o sucesso.

Isso não diz respeito apenas à ferramenta de gestão escolhida, mas à condução do processo como um todo. Nesse sentido, as responsabilidades para o sucesso da implantação de um ERP não são apenas do parceiro contratado, mas também da forma como a sua empresa se organiza e prepara para o procedimento. Por isso, se você está prestes a implementar ou trocar o seu sistema de gestão integrada, é preciso estar atento a alguns erros comuns para, assim, evitá-los. Confira quatro deles:

Falta de um responsável interno dedicado para conduzir a implantação

Você contará com um gerente de projetos do fornecedor contratado para conduzir o processo, bem como um profissional que acompanhará toda a implantação. Contudo, é fundamental que você conte com um de seus funcionários para guiar o trabalho internamente, certificando-se que todos os envolvidos no projeto estarão, de fato, envolvidos e dedicados para o sucesso dele.

Nesse sentido, é importante também que este responsável interno tenha um conhecimento sistêmico sobre a empresa, suas necessidades, objetivos definidos para a implantação, bem como um entendimento sobre os processos atuais do negócio. Isso porque, no decorrer do trabalho, alguns ajustes serão necessários para o ganho de eficiência com o apoio da tecnologia. Dessa forma, a falta de acompanhamento de um profissional alinhado à estratégia do negócio, ou mesmo vários deles de forma aleatória, pode gerar necessidade de retrabalho e, consequentemente, de novos investimentos.

Má organização dos dados para cadastro ou migração

A utilização de um software ERP de forma eficiente está diretamente ligado aos dados cadastrados e parametrização adequada às necessidades do negócio. Contudo, muitas empresas não se preparam para esse momento ou delegam esta tarefa a profissionais que, mesmo com as orientações de um consultor de implantação, não estão aptos a desenvolvê-la.

Diante disso, as chances de as informações geradas não serem fiéis à realidade do negócio e a parametrização da ferramenta ineficiente são grandes. O mais indicado, nessa situação, é já preparar e treinar os funcionários responsáveis pela execução desta atividade antes mesmo do início da implantação. Isso evitará a necessidade de alocação dos consultores por mais tempo que o previsto e, consequentemente, geração de mais investimentos.

Processos indefinidos ou inexistentes

Com a implantação ou mudança de seu software ERP, provavelmente será necessário definir ou ajustar os processos atuais da empresa. Isso porque a ideia é obter o ganho de eficiência, ou seja, otimizar a forma de trabalho atual. É comum, inclusive, que estas mudanças gerem resistência em seus colaboradores. Por isso, para garantir o sucesso da tarefa, é necessária uma preparação prévia tanto dos funcionários que o utilizarão, como dos processos de rotina empresarial.

Não realizar testes de aderência

Assim como qualquer outra tecnologia, é necessária a realização de testes durante todo o processo de implantação e ao seu final. Contudo, muitas vezes pela urgência e ansiedade, é comum que eles não aconteçam. Nesse cenário, a probabilidade de insucesso é grande e pode gerar transtorno.

Por isso, não hesite em avaliar a correta implantação de um ERP em sua empresa a cada procedimento realizado. Isso assegurará que, após a conclusão do trabalho, o software esteja impecável para utilização.

E você, já passou por um processo de implantação de um ERP em sua empresa? Quais foram as lições aprendidas? Compartilhe-as conosco através dos comentários!

Artigos Relacionados:

Como um software ERP contribui para reducao de custos

Como um software ERP colabora para o aumento de vendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
× Como posso te ajudar?